Desde que lancei este blog realizei três enquetes sendo que na primeira, perguntei como seria o esporte em Telêmaco em 2008 e como respostas as opções de que seria melhor que 2007, Pior que no ano passado, igual, ou que melhoraria por ser ano político. 45% votou que o esporte em Telêmaco Borba iria melhorar. 12 % acreditava que seria melhor por ser um ano político, 18 % acha que ficaria tudo igual, não mudaria nada e 25 % acham que tudo iria piorar. Pelo que deu para sentir, os meus leitores estavam otimistam pois acreditavam em melhoras,acentuadas até mesmo por ser ano político. Uma minoria acostumada com o "não é da minha conta", "não tenho nada com isto, pra mim tanto faz", ou seja, os indiferentes. E finalmente a turma dos radicais que sempre acham que nada vai mudar, que tudo vai e tem que dar errado!
Na segunda enquete, a mais votada e equilibrada, perguntei sobre a volta do futebol profissional em nosso município e para minha supresa recebi inúmeros emais de pessoas que não quiseram tornar pública sua opinião mas justificando o sim e o não e ficamos gratos porque foram opiniões sensatas e coerentes, e mostra como é bom vivermos em uma democracia! Afinal todos, depois de esclarecidas, tem suas razões justicadas.
O pessoal que votou sim (32%), acham que o município tem que ter time profissional porque temos um comércio forte, indústrias, um dos muncípios que mais arrecada icms no estado, material humano e se não temos estrutura, poderemos ter. Este grupo acha que qualquer impecilho pode ser contornado e não é impedimento.
Os que são a favor mas primeiro tem que ter estrutura (13%), são aqueles que já amargaram os desmandos do passado, quando várias vezes, com Mixto Bordô e até mesmo com o TEC, as coisas foram feitas, desculpem a expressão um tanto que forte, "nas coxas" , no vamo que vamo, pra depois jogar a culpa neste ou naquele. Esse pessoal sonha ,acredita, quer mas tem um pé atrás.
Um outro grupo é contra porque acredita que com uma equipe profissional, acabam os campeonatos municipais, os campos existentes serão apenas para o time profissional e o restante vai ficar a "ver navios", "batendo palma pro boleiros", e sem chances de estarem por exemplo em um domingão jogando na primeira, segunda divisão ou qualquer outro evento amador! Também não deixam de ter razão e tem lá seus motivos!
Agora tem a turma do não. Pra esse pessoa (20%) é perca de tempo, dinheiro jogado fora, outras prioridades, outros esportes e etc.
Na última enquete, encerrada nesta semana o tema era o seguinte:Telêmaco deve trazer jogadores ou atletas de fora? De todas, a que menos foi respondida com 20% respondendo que são a favor. Todos os municípios reforçam suas equipes. Nossos atletas também jogam lá fora. Bons atletas sempre serão bem vindos e que é importante um intercâmbio são algumas das razões apresentada. 40% são contrários achando que temos material humano de sobra, que o necessário é lapida-los e outros 40% são indiferentes. Acham que se vierem para somar que sejam bem vindos ou depende da modalidade pois tem esportes que não temos atletas de nível ou em determinadas posições e até competições, por exemplo: um leitor é contra nas categorias de base, mas completamente a favor em competições de alto nível.
Estas enquetes terminaram mas são polêmicas, merecem serem analisadas por todos os ângulos, os prós e os contras, sem paixões e radicalimos, mas principalmente de coerência e discernimento sempre buscando a príncipio o bem de toda a comunidade.
Ahm?! A minha opinião?
Deixo para uma próxima ocasião...
*Samuel Carneiro- é Arbitro de futsal, ex-treinador do CER Aquárius, ex- reporter esportivo da extinta Radio Sociedade Mte Alegre, Jornal "O Tibagi", "Jornal de T.Borba" e outros..
Comentários