EXCLUSIVO:NERI ABRE O JOGO E FALA SOBRE SUAS PRETENSÕES

Eleito com 950 votos, o mais votado da coligação que conduziu o Prefeito Eros ao segundo mandato, em sua primeira investida buscando o Legislativo já obtém êxito. Neri Rafael Mangoni, dispensa maiores apresentações. Na manhã de ontem (terça, 21) já descansado do período de campanha, retomando em suas atividades normais até assumir no dia 1º de janeiro o seu mandado na câmara municipal, Mangoni concedeu entrevista ao site TBESPORTE e com muita clareza desmentiu boatos, das suas ações como edil e de suas aspirações futuras. Veja abaixo a entevista na íntegra:
TbEsporte: Sendo a primeira vez que disputa uma vaga no legislativo, foi surpresa ter sido eleito como o mais votado da coligação?
Neri: De certa forma sim, pela expressividade do partido (PMDB) e a qualidade dos companheiros que me ladeavam no pleito.
TbEsporte: Surgiram boatos de que trocaria a sua vaga na câmara pela Secretaria de Esportes. Houve alguma proposta?
Neri: Não. E se houvesse a resposta seria a mesma. Não sei de onde surgiu tal suposição.
TbEsporte: Qual fator foi significativo? As ações no campo social ou na área esportiva?
Neri: Creio que uma soma de fatores. Somos pessoas simples, cidadão comum, temos sonhos, bons amigos, vizinhos e trabalho prestado sem interesse particular, senão social e coletivo.
TbEsporte: O quê os desportistas podem esperar do Professor Neri vereador?
Neri. Os desportistas? Podem esperar o mesmo profissional de sempre, comprometido com a causa, por entender que pelo esporte se forma o homem autêntico, dá-se o exemplo como pai e integra-se valores familiares.
TbEsporte: O Senhor sendo Professor de Educação Física teve um comprometimento da classe?
Neri. Não posso medir isso pela complexidade e a multiplicidade de candidatos, mas tive sim a demonstração de reconhecimento e a declaração de apoio por grande parte daqueles que se identificam com meu trabalho.
TbEsporte: Quais serão suas ações na área esportiva?
Neri. Várias. Vou propor e buscar junto aos companheiros Vereadores e ao Executivo, disseminar a prática esportiva em todos os níveis como forma de promoção do ser humano e a sua qualidade de vida. Fundamental se faz como primeiro passo, a criação da Secretaria de Esportes e a lei Municipal de incentivo ao esporte.
TbEsporte: O que o senhor acha do assistencialismo? A exemplo de outros vereadores em gestões anteriores vai doar jogos de camisas, troféus para torneios e ônibus para amistosos?
Neri. Acho oportunismo. Incentivar é salutar, porém usarem-se destes meios para estampar o seu nome em camisetas, faixas etc. é promover-se à custa da exploração coletiva para dividendo político e interesse pessoal. A natureza do esporte por si só, condena tal postura.
TbEsporte: Secretaria, Fundação, Autarquia. Qual órgão gerenciaria melhor o esporte em Telêmaco Borba?
Neri. Primeiramente a criação da Secretaria exclusiva de Esporte. Pela Secretaria de Esportes será possível organizar, delinear e estruturar um macro projeto esportivo já lançado. Já temos o Fundo Municipal criado precisando regulamentá-lo. Posterior a isso poderemos pensar em uma fundação, levando-se em consideração o crescimento do número populacional e a demanda a ser atendida.
TbEsporte: O Secretário de Esportes tem que ser um profissional de Educação Física?
Neri. Prioritariamente sim pela importância deste profissional no contexto da construção de uma sociedade, observando, além do aspecto técnico também, a disposição política, gerência e o domínio administrativo.
TbEsporte: O Senhor é a favor do futebol Profissional?
Neri. Claro, sempre. A identidade de um povo está no orgulho da sua representatividade. Além do lazer às famílias, o profissionalismo em qualquer esporte, inspira e floresce em nossas crianças o espírito de vencedor.
Há que se ressaltar, porém que tal projeto está no campo empresarial e não ao Poder Público que somente pode investir em esporte amador, sendo possível sim legalmente, dispor de infra-estrutura existente.
TbEsporte: Na sua visão qual é a importância dos Jogos da Juventude e Abertos para o município?
Neri. São Jogos Oficiais do Estado de vital importância para incentivar os Municípios a investir na formação esportiva de crianças, jovens e adultos.
TbEsporte: E as Ligas?
Neri. Ligas Internas ou Regionais bem organizadas são de igual ou mais importância ainda, vista que agregam valores de formação e instigam a participação e acompanhamento das famílias.
TbEsporte: Pretende seguir na carreira política ou retornar em outra administração?
Neri. Pretendo ser útil a comunidade onde vivo e à minha família. Coloquei meu nome ao pleito político para apreciação da comunidade como instrumento e fui agraciado, o que considero uma missão. Além disso, só pretendo é dormir e acordar todos os dias com a certeza de ter feito o melhor dentro da limitada capacidade que Deus me deu.
TbEsporte: Lições da passagem pela Divisão de Esportes?
Neri. Sim, muitas. Uma? O desafio de junto com a pequena equipe fazer acontecer o que se parecia impossível pelo limite das condições existentes. “Resistir sempre, desistir jamais”.(rsrs)
TbEsporte: Frustrações?
Neri. Se nenhuma, poucas.
TbEsporte: Alegrias?
Neri. As grandes conquistas no campo ideológico da cultura esportiva, a receptividade e a sede da classe de esportistas de Telêmaco Borba, a semente lançada e a certeza dos frutos que ainda virão.
TbEsporte: Considerações finais?
Neri. Agradeço a cada um que me confiou a responsabilidade de representar a comunidade na Câmara. Peço a Deus Sabedoria e Entendimento para seguir sempre com a hombridade e quando esta não me for parceira, Ele me retome a mão, faça-me olhar além de um fim, a vitória que ainda nos resta buscar.

Comentários