PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS FAZEM BONITO NOS JOCOPS

A fase macro dos 56º Jogos Colegiais do Paraná, no município de Telêmaco Borba, abre espaço para as disputas da categoria Portadores de Necessidades Especiais (PNE), nessa sexta-feira (5) aconteceu no Clube do Rotary Casa da Amizade a competição da modalidade de xadrez relâmpago e rápido.

Um dos alunos que chamou a atenção do público foi o portador de necessidade especial, cadeirante, Anderson Sampaio Guadanhi (15 anos), conhecido carinhosamente pelos colegas da escola de gatão. “Gosto muito de participar, faz três anos que estou indo nos jogos colegiais e nunca percebi alguém me olhando diferente com preconceito, pelo contrário a cada ano faço novas amizades e conquisto novos títulos”, disse Anderson, aluno do Colégio São José de Apucarana.

Durante a entrevista, a dupla permaneceu jogando o xadrez convencional e o parceiro Welington do Colégio Prisma, de Arapongas comentou que o gatão joga tão bem, com grande percepção e agilidade que tem que ficar de olho aberto para não levar uma “rasteira”.

“Fico muito feliz em poder acompanhar o meu irmão nos jogos, vejo que as pessoas procuram se aproximar dele, fazem amizade, isso é muito bom para a socialização dele”, destacou Lisleine Freitas.

Segundo o diretor presidente da Paraná Esporte, Ricardo Gomyde é notório as dificuldades pelas quais todos os portadores de necessidades especiais passam, principalmente as crianças e os jovens, por isso o Jocop’s busca a integração deles junto com os alunos do ensino regular, contribuindo na questão do acesso e permanência dele nas competições colegiais.

Show de gols no futsal
O Ginásio de Esportes “Furtadão” recebeu na manhã “gelada” dessa sexta-feira (5), os meninos da equipe de futsal masculino especial da EEE Marilandense de Marilândia do Sul que mandou 18 gols em cima da equipe da EEE Mão de Luz de Reserva, o placar ficou 18x0. Outra disputa bonita foi dos meninos da EEE Criança Feliz de Florestópolis que goleou de 10 a 4 a equipe da EEE Santa Clara de Assis de Cândido de Abreu. Foi um jogo que contou com a presença do público.
Na modalidade de voleibol, masculino classe B o Colégio Estadual de P. Malvino Oliveira marcou 2 sets a 1 na equipe do CE Arthur de Azevedo de São João do Ivaí. (20x25 – 25x22) Pelo feminino classe B, as meninas do CE Marcelino Champagnat de Londrina venceram por 2 a 0 a equipe do Ce Barão Cerro Azul de Ivaiporã. (10x25 – 16x25)
Governo do Paraná
Secretaria de Estado da Educação
Paraná Esportes
Coordenação de Comunicação
Nancyara Lima DRT 4899 PR
Bruno Moreno Barbosa

Comentários