Uma séria de atividades aconteceu nesta quarta feira (26) constando da vasta programação com o objetivo de mobilizar a população para as disputas do “Dia do Desafio” evento mundial realizado desde 1995 com o aval da UNESCO, organizado no Brasil pelo Serviço Social do Comércio (SESC) e realizado pelas prefeituras em parceria com a Rede Globo de Televisão.
O Dia do Desafio é uma competição entre cidades do mesmo porte que tentam através de ações organizadas envolverem nas atividades a maior porcentagem de pessoas, em relação ao total de habitantes e é realizado sempre na última quarta-feira de maio, com a proposta de que as pessoas interrompam a rotina e pratiquem 15 minutos de atividade física.
Para este ano as atividades foram centralizadas na Praça da Casa da Cultura onde aconteceram brincadeiras e atividades recreativas e apresentações artísticas.
Pela manhã, ao som da Banda Marcial que executou os hinos Nacional, Estadual e Municipal aconteceu a guarda dos Pavilhões e a caminhada do barulho com a participação do Prefeito Eros Araújo, Vereadores Neri e Teixeirinha, secretários municipais, assessores e alunos do SESI, Costa e Silva, membros do CCI e alunos do Contra – turno social.
Acadêmicos de Educação Física da UEPG coordenaram as brincadeiras nos brinquedos infláveis e camas elásticas, além dos policias militares que durante todo o dia instruíram alunos nos exercícios na pista militar de obstáculos.
A Secretaria Municipal de saúde esteve presente fazendo testes de glicemia, IMC e a aferição da pressão arterial.
No período da tarde e noite, grupo de capoeira, apresentações das academias, dança e diversos cantores fizeram apresentações no palco montado na Praça da Casa da Cultura.
Diversas escolas municipais e estaduais, secretarias, academias, lojas, nos ônibus circulares e empresas aderiram à proposta incentivando e proporcionando atividades físicas, assim como a população em geral até as 21 horas registraram a participação através do 0800 6436690.
Ao contrario dos anos anteriores relacionados com o primeiro em que os percentuais de participação diminuíram, a expectativa é que este ano tais percentuais tenham aumentado novamente.
Telêmaco Borba começou a participar desta competição em 2007, onde conquistou o título ao vencer o município cubano de Rafael Freire.
No segundo ano, chegou ao bi, derrotando San José da Colômbia e no ano passado levou o tri superando a cidade de Villa Tunari da Bolívia.
Este ano o objetivo seria o de chegar à quarta conquista, mas teve um páreo difícil pela frente que foi a cidade mexicana de Jilotepec com aproximadamente 94.000 habitantes e motivada pelo primeiro ano de participação. clique aqui e veja as fotos
Comentários