O Dia do Desafio é um evento mundial realizado desde 1995 com o aval da UNESCO, organizado no Brasil pelo Serviço Social do Comércio (SESC) e realizado pelas prefeituras em parceria com a Rede Globo de Televisão. Competição entre cidades do mesmo porte que tentam através de ações organizadas envolverem nas atividades a maior porcentagem de pessoas, em relação ao total de habitantes e é realizado sempre na última quarta-feira de maio, com a proposta de que as pessoas interrompam a rotina e pratiquem 15 minutos de atividade física.
Telêmaco Borba começou a participar desta competição em 2007, onde conquistou o título ao vencer o município cubano de Rafael Freire.
No segundo ano, chegou ao bi, derrotando San José da Colômbia e no ano passado levou o tri superando a cidade de Villa Tunari da Bolívia.
Este ano com o objetivo de chegar ao tetra, após a reunião preliminar em Ponta Grossa, ficou marcada para esta quinta feira dia (13) às 14 horas na Casa da Cultura, uma reunião com representantes de diversos segmentos da comunidade no sentido de fomentar ações pertinentes ao Dia do Desafio que vai acontecer no dia 26 de Maio, onde o município enfrentará a cidade mexicana de Jilotepec que possui aproximadamente 94.000 habitantes.
O Dia do Desafio foi criado no Canadá e vem sendo difundido mundialmente pela TAFISA - Trim & Fitness International Sport for All Association, entidade alemã de promoção do esporte para todos.
Com um conceito simples, o evento incentiva cidades dos cinco continentes a promover a prática da atividade física diária, ressaltando a importância do esporte e do lazer para a manutenção da saúde.
Na verdade, a competição é apenas estímulo à participação. Neste desafio, os grandes vencedores são os cidadãos que, além do corpo, exercitam a integração social, a criatividade, a liderança e o espírito comunitário.
Comentários